Não vamos deixar esse tesouro ir para o fundo do mar

20150416_plantiodemudas_featured

18 de abril – Tradição e Conservação

| 0 comentários

Convite

 Tradição e Conservação

Saveiros da Bahia contribuem para a preservação dos manguezais da Baía de Todos os Santos

Dia 18 de abril, acontecerá uma grande ação que pretende unir a tradição dos centenários saveiros da Bahia à preservação dos manguezais da Baía de Todos os Santos. Promovida pelo Projeto CO2 Manguezal, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, serão reflorestados 3,5 hectares de manguezais na cidade de São Francisco do Conde. Participarão do evento mais de 200 pessoas entre pescadores, marisqueiras, saveiristas, estudantes, ambientalistas e a equipe técnica do Projeto.

Patrimônio naval da Bahia, os saveiros são parte fundamental da história da Baía de Todos os Santos. Ao longo dos anos, eles assumiram a função de transporte de alimentos, materiais de construção, animais e todo tipo de mercadorias, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região do Recôncavo Baiano. Agora, o saveiro se presta à função de preservação dos manguezais, ao transportar 15 mil mudas das espécies Mangue Vermelho (RhizofhoraMangle) e Mangue Preto (AvicenniaSchaueriana), que possuem a maior  capacidade de capturar e armazenar o carbono atmosférico que causa o efeito estufa.

Com essa ação o Projeto CO2 pretende mobilizar e conscientizar a comunidade e entidades comprometidas com a defesa do meio ambiente. É necessária a ação integrada de todos esses agentes para o devido reconhecimento da importância ambiental, socioeconômica e cultural dos manguezais e saveiros da Baía de Todos os Santos.

Ação de plantio e transporte de 15 mil mudas

Dia 18  de Abril de 2015

Saída às 8h do Cais do Cajá em Maragogipe-BA

Previsão de chegada em São Francisco do Conde-BA,  às 13h.

Instituições presentes no evento:

Fundação Vovó do Mangue, Colônia Z-07, Colônia Z-05, Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, Superintendência da Pesca na Bahia, Associação Viva Saveiro, ASVIBA – Associação dos Saveiros de Vela de Içar da Bahia, Músicos do Grupo Cantarolama, Associação de Pescadores e Marisqueiras da Comissão e Baixinha, Prefeitura de São Francisco do Conde.

Contatos:

Fundação Vovó do Manguerelacionamento@vovodomangue.org  | (75)35261724

Marcos Costa (Diretor) –  marcos.costa@vovodomangue.org / marcoscostasantos@hotmail.com | (75) 9992.3219

Rosiane Campos (Coordenadora Geral CO² Manguezal) –  rosiane.campos@vovodomangue.org | (71) 9309.3890/(75) 9985-5984

Rutileia Barbosa (Coord. Pedagógica) – rutibcs@hotmail.com | (71)9907-2309

Comente!

Campos requeridos estão marcados *.


Associação Viva Saveiro
info@vivasaveiro.org

siga a Viva Saveiro