Não vamos deixar esse tesouro ir para o fundo do mar

Acervo


National Geographic – setembro de 2012

“Vento Contra – a saga de resistência dos últimos saveiros da Bahia”

Artigo de Maurício Barros de Castro e fotos de Roberto Linsker

páginas 62 a 73, clique na imagem para exibir ou baixar o pdf.
20120900_nationalgeographic

Pedro Bocca: Correio Mar

páginas semanais no jornal Correio

40 edições publicadas de 31 de julho de 2010 a 7 de maio de 2011

Pedro_CorreioMar_banner

Pedro Bocca, um dos fundadores e presidente da Associação Viva Saveiro, foi responsável pelas pesquisas e divulgação de matérias inusitadas e belíssimas, a maior parte delas voltadas para os esportes náuticos e tudo que ocorria no entorno da Baía de Todos os Santos onde sobrevivem os Saveiros da Bahia e sua gente.

Íntegra de cada uma das 40 edições semanais: clique aqui ou na imagem acima.

Matéria sobre o lançamento da coluna
dia 30 de julho de 2010
Diego Mascarenhas da Redação Correio

CORREIO lança coluna inteiramente voltada ao universo dos esportes náuticos

A terra de Oxum – orixá das águas – vai ganhar, a partir de amanhã, uma página dedicada ao mar. Sempre aos sábados, na contracapa do CORREIO, os leitores poderão navegar através das palavras do experiente velejador Pedro Bocca no CORREIO MAR, coluna inteiramente voltada ao universo dos esportes náuticos. Pedro Bocca é paulista, mas adotou a Bahia quando veio trabalhar como engenheiro civil em Ilhéus, sul do estado, aos 25 anos.
Diante da Baía do Pontal, se apaixonou pelo mar e desistiu da pauliceia. Pouco tempo depois, já em Salvador, começou a velejar e não parou mais. Hoje, aos 60 anos, Bocca fala com propriedade sobre o que mais gosta de fazer, explorar o oceano.
A sua ligação com as águas tranquilas da Baía de Todos os Santos o aproximou de tradições locais, como os saveiros de vela de içar, que o levou a criar, junto com outros amigos, a Associação Viva Saveiro, que há quatro anos busca preservar e recuperar as últimas embarcações deste tipo existentes no estado. Em sua estreia como colunista do CORREIO, Bocca falará sobre a tradicional regata Aratu-Maragogipe, que promete quebrar recorde de participantes este ano.
Fala também sobre os estudos que estão sendo feitos pelo Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional (Iphan) para o tombamento dos saveiros, além de destacar a Escola de Vela do Yatch Clube da Bahia, que conquistou o título de Campeã Sul-Americana.

correiomar_lancamento_320px
“A página deve ir muito além da minha experiência, portanto quero contar com a participação dos leitores do CORREIO”, disse o velejador, às vésperas do lançamento da coluna.

“É uma oportunidade única num espaço precioso, temos que aproveitar”, acrescentou, reclamando da falta de espaço para o esporte náutico na imprensa baiana.
“Podemos ir muito além do futebol. Vamos lembrar que a vela é um esporte olímpico, temos de pensar nos Jogos de 2016, no Rio”.
A história mostra que o desenvolvimento econômico da capital baiana e dos municípios do Recôncavo aconteceu, principalmente, graças às ótimas condições de navegação da Baía de Todos os Santos, quando, ainda no período colonial, embarcações carregadas de mercadorias locais saíam dali para serem transportadas para outras regiões do país e do mundo.
“Vamos valorizar as belezas da nossa baía e avançar pelo belíssimo litoral que temos em busca de muita aventura para os apaixonados por esportes náuticos”,

promete Pedro Bocca, que já velejou e mergulhou em lugares como Fernando de Noronha, Abrolhos e ilhas caribenhas. É chegada a hora de embarcar numa aventura pelas águas baianas, confira.


Correio da Bahia – 10 de dezembro de 2010

Tombamento do saveiro Sombra da Lua

Matéria de Priscila Chammas e foto de Pedro Bocca sobre a oficialização do tombamento do saveiro Sombra da Lua

Correio da Bahia - Sombra da Lua

Correio da Bahia
10 de dezembro de 2010

Correio da Bahia – 17 de janeiro de 2011

Kiri Murê – Líder no Mar

Matéria de Pedro Bocca sobre o início do Circuito Salvador de Vela do Yacht Clube da Bahia

Correio da Bahia - Kiri Murê

Correio da Bahia
17 de janeiro de 2011

Associação Viva Saveiro
info@vivasaveiro.org

siga a Viva Saveiro