Não vamos deixar esse tesouro ir para o fundo do mar

Quem Somos

Somos um grupo de cidadãos que, rendidos pela elegância e beleza dos saveiros de vela de içar, nos organizamos para impedir que este tesouro fosse parar no fundo do mar.

Com mais de 200 anos de história, cruzando a Baía de Todos os Santos ao transportar mercadorias e pessoas, o saveiro foi peça decisiva nas batalhas que resultaram na independência do Brasil e no desenvolvimento dos ciclos econômicos da Bahia. A modernidade, com estradas e pontes, desencadeou o seu quase desaparecimento. Para restaurá-los convidamos padrinhos que apoiassem também a sua manutenção anual.

Assim começa nossa história que aos poucos foi se desdobrando em outras ações igualmente significativas: percebemos que muitos dos velhos mestres armadores e navegadores não tinham mais recursos para pagar os tributos devidos. Verificamos também que muitos barcos e condutores não tinham documentação há muitos anos; vencidas, perdidas ou naufragadas. Com o apoio da Capitania dos Portos conseguimos a legalização da maioria dos saveiros.

Era necessário também documentar e desenvolver atividades que garantissem a sustentabilidade dos mestres construtores, calafates, cozedores de vela, navegadores, das ferramentas e técnicas, ou seja, dos elos essenciais da cultura tradicional que envolve o saveiro de vela de içar.

Criamos uma organização não governamental, sem finalidades lucrativas, para viabilizar nossos planos e idéias.

Em 2010 a Associação VIVA SAVEIRO foi reconhecida e premiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o saveiro SOMBRA DA LUA tombado como patrimônio da paisagem cultural brasileira. Neste mesmo ano a organização recebeu o troféu AXÉ TURISMO do Governo do Estado da Bahia em nome dos Saveiros na categoria Ícones da Bahia.

Estatuto da Associação Viva Saveiro:

Associação Viva Saveiro
info@vivasaveiro.org

siga a Viva Saveiro