Não vamos deixar esse tesouro ir para o fundo do mar

Viva Saveiro – Patrimônio naval da Bahia

fotos da capa

A extraordinária importância que os saveiros tiveram na história  do Brasil e especialmente da Bahia, como meio de transporte de alimentos, pessoas, materiais de construção, animais e todo o tipo de mercadorias, é o principal enfoque deste livro que objetiva também conscientizar os leitores em geral, especialmente os poderes públicos,  sobre a necessidade de se preservar esta embarcação que se encontra, hoje, no limiar da extinção.

Estima-se que, ao longo dos últimos cem anos, o número de saveiros na Baía de Todos-os-Santos tenha caído de 1.200 para duas dezenas, chegando ao final do século XX abandonado à sua própria sorte. Sua preservação não se limita, entretanto, ao salvamento de um determinado número de barcos, mas ao resgate de um conjunto de conhecimentos ancestrais de inestimável valor.

Composto por três capítulos – Baía de Todos-os-Santos: o mar dos saveiros, A Bahia e seus saveiros: apogeu e declínio e No balanço das águas: caminhos da superação, assinados por Carlos Ribeiro e Pedro Bocca, fotografias de Nilton Souza, edição e design da Solisluna Editora, o livro VIVA SAVEIRO: PATRIMÔNIO NAVAL DA BAHIA aborda aspectos históricos e geográficos relacionados à existência dessa embarcação e ao seu habitat: as numerosas cidades, vilas e povoados que percorria em sua faina diária. Ressalta a marca profunda deixada na paisagem cultural do estado, refletida nas artes plásticas, na música, no cinema, na literatura e na fotografia; aspectos ecológicos, econômicos e tecnológicos envolvidos na sua fabricação; a importância estratégica de sua participação em eventos históricos, a exemplo da luta pela Independência do Brasil, e as práticas admiráveis ligadas à vida no mar, incluindo as surpreendentes técnicas de navegação transmitidas de pai para filho, bem como aspectos relacionados ao armazenamento de produtos, à higiene e à alimentação feitas a bordo. Há ainda um capítulo especial sobre os principais mestres saveiristas vivos. Publicado em esmerada edição bilíngue (português/inglês), este livro enfatiza o trabalho desenvolvido pela Associação Viva Saveiro no sentido de criar condições alternativas para essas embarcações em atividades ligadas ao lazer e turismo, única forma de garantir sua sobrevivência no presente.

23 de dezembro de 2013
por Carlos Ribeiro

O livro já se encontra disponível para compra

na Editora Solisluna,

no Museu Náutico da Bahia,

na Livraria Cultura e

através do e-mail info@vivasaveiro.org

Em breve compartilharemos mais links para compra nas livrarias e outros pontos de venda.

Ficha técnica:
Nome: Viva Saveiro
Patrimônio naval da Bahia
ISBN: 978.85-89059-56-5
Editora: Solisluna Editora
Autor: Carlos Ribeiro, Pedro Bocca,
Nilton Souza (fotografias)
Valor de capa: R$120,00
Medidas: 30 x 28 cm
Peso: 1,024 Kg
N° pags: 132
Assunto: Patrimônio Naval,
Patrimônio Cultural da Bahia
Ano: 2013
Edição: Primeira
lic

Patrocínio:

bnbmultiterminais

consplaneep_enseada

Realização:

minc

Associação Viva Saveiro
info@vivasaveiro.org

siga a Viva Saveiro